A Ilha de São Miguel, nos Açores, é conhecida pela sua beleza natural deslumbrante e pelo clima imprevisível. Aqui, costuma-se dizer que é possível vivenciar as quatro estações no mesmo dia. Portanto, é essencial estar preparado tanto para um dia de sol como para um dia de chuva. Se o clima não colaborar, há diversas atividades interessantes para aproveitar. Veja o que fazer em dias de chuva na Ilha de São Miguel.
1. Visitar o ARQUIPÉLAGO – Centro de Artes Contemporâneas
Desde a sua abertura, o Arquipélago tem como objetivo promover a formação, investigação e pesquisa em várias áreas artísticas. Este espaço cultural abrange disciplinas como artes visuais, artes performativas, multimédia, cinema, música, arquitetura, design, ilustração, literatura e moda. O centro é um polo de manifestações artísticas e culturais, que coloca o arquipélago dos Açores numa posição relevante no intercâmbio transatlântico de pessoas, ideias e culturas.
2. Canyoning ou Coasteering
Para os amantes de aventuras ao ar livre, o canyoning e o coasteering são opções empolgantes, mesmo em dias de chuva. O canyoning é praticado num cenário natural com vegetação verdejante e águas cristalinas, proporcionando uma verdadeira experiência de parque de diversões ao ar livre, com saltos, escorregas e descidas em rapel. Já o coasteering explora a linha de costa, envolvendo saltos de plataformas naturais, natação, escalada e exploração de grutas e arcos. Esta atividade permite sentir de perto as ondas e as correntes do mar, descobrindo novas perspetivas da ilha.
Para mais informações e reservas: azoresgps.com
3. Relaxar na Caldeira Velha
Uma cascata de água quente férrea, num espaço envolvido por uma paisagem natural belíssima, onde se pode tomar um banho relaxante! Estas águas termais são aquecidas devido à atividade vulcânica e são ricas em minerais, como cálcio, magnésio, enxofre, e outros, que podem ter propriedades terapêuticas. O espaço está aberto todos os dias e o bilhete custa 10 euros e é válido pelo período de 1h30. Compre online.
4 – Explorar a GRUTA DO CARVÃO
Uma visita guiada à Gruta do Carvão é uma ótima opção em dias de chuva. Este é o maior túnel de lava da ilha, formado entre 5.000 e 12.000 anos atrás. Explorar esta caverna é uma experiência fascinante para todos os visitantes.
5. Visitar uma Plantação de Ananás
Pouca gente sabe, mas a Ilha de São Miguel é o único lugar no mundo onde os ananases são cultivados em estufas. Algumas destas plantações estão abertas ao público e proporcionam uma experiência única. Visitar uma plantação de ananás é uma excelente oportunidade para conhecer mais sobre esta cultura única dos Açores.
Plantação de Ananás dos Açores
R. das Laranjeiras, 9500-317
Plantação de Ananás A. Arruda
R. Dr. Augusto Arruda, 9500-454
Ananás Santo António
R. Jose Manuel Bernardo Cabral, 9500-450
6 – Revitalizar-se no tanque termal
A temperatura ideal, em qualquer altura do ano. Sabe bem no fresco do inverno, na chuva fina e na brisa do outono. De facto, a nascente de água termal que alimenta o tanque do Parque Terra Nostra, a uma temperatura entre os 36 e 42 graus celsius, proporciona uma sensação de repouso e como poucos sítios no Mundo ao longo de todo o ano.
Além da diversidade de minerais, a temperatura elevada e constante durante o banho ajuda a aliviar dores musculares e articulares, proporcionando um momento de completo relaxamento.
7 – Visitar um ateliê de arte em Ponta Delgada
Em Ponta Delgada há alguns ateliês, basta procurar no Google Maps e encontrará algumas opções interessantes. Uma delas é visitar o ateliê da artista plástica Angela Fernandes. A artista inspira-se na natureza dos Açores para a criação das suas obras. Mais informações aqui.
8 – Para sair a noite
Climatizado e bem organizado, o Full House Sports Bar conta com uma sala dedicada a refeições e outra com mesas altas, ideal para quem prefere apenas beber alguns cocktails enquanto aprecia as atuações musicais. A música ao vivo inclui bossa nova, blues, clássicos do rock e outros estilos musicais. É uma escolha versátil e acolhedora para quem procura um espaço onde possa relaxar e desfrutar de bons momentos.
9 – Visitar o Forte e o Museu Militar
Construído em meados do século XVI para a defesa dos Açores, contra os assaltos de piratas e corsários. O Forte de São Brás teve um papel muito importante na defesa da população ao longo dos séculos, inclusive na 2a Guerra Mundial, servindo de símbolo e exemplo da capacidade de resiliência e de luta do povo português.
O Castelo, como é chamado, é uma joia da arquitetura militar renascentista, o primeiro exemplo do abaluartado em 360.º graus em Portugal e um dos primeiros na Europa.
10 – Visitar a fábrica de cerâmica
Fundada em 1862, a Fábrica de Cerâmica Vieira, tem-se mantido na mesma família desde há cinco gerações. É possível visitar a fábrica e acompanhar o processo de confecção de louça e azulejos. O processo artesanal é mantido desde os primórdios da fábrica e a decoração e os desenhos são deixados ao critério artístico dos artesãos. Dentro das instalações há uma loja onde podem ser adquiridos os produtos. Assista ao vídeo no YouTube.
O conteúdo do Blog Azores GPS é de total responsabilidade de seus autores.