Localizada na ilha de São Miguel, Açores, a Fábrica de Chá Gorreana é a mais antiga fábrica de chá em funcionamento na Europa, fundada em 1883. O clima húmido e chuvoso, as temperaturas amenas e o solo ácido e vulcânico da região favorecem a produção de chá verde e preto de alta qualidade.
A plantação é paragem obrigatória na visita à ilha de São Miguel.
Produção Orgânica
- Cultivo Sustentável: O chá Gorreana é cultivado a centenas de quilómetros da poluição industrial. Colhido entre abril e outubro, é um produto 100% orgânico, sem uso de herbicidas, pesticidas, fungicidas, corantes ou conservantes.
- Área de Plantação: Atualmente, as plantações cobrem uma área de 32 hectares, produzindo cerca de 40 toneladas por ano. O chá é conhecido pelo seu aroma delicado e pela ausência de produtos químicos, uma vez que não há doenças ou pragas que afetem as plantações.
Benefícios do chá
Estudos apontam muitos benefícios associados ao chá:
- É um excelente diurético e por tal ajuda a perder peso de forma saudável
- Combate o envelhecimento precoce das células
- Auxilia na regeneração da pele
- Promove a longevidade saudável
- Reduz o colesterol total e níveis de LDL (mau colesterol)
- Aumenta os níveis do HDL (bom colesterol)
- Fortalece o sistema imunológico
- Previne a formação de pedras na vesícula e nos rins
- Ajuda a normalizar a função da tiróide
- Previne cáries dentárias e gengivite
- E muito mais …
Reconhecimento Internacional
O chá Gorreana tem despertado crescente interesse internacional, sendo exportado para países como Alemanha, França, EUA e Canadá. A qualidade do produto tem atraído a atenção de importadores que valorizam a pureza e o sabor do chá.
História: O chá nos Açores
Há indícios da presença do chá nos Açores desde a segunda metade do século XVIII. No entanto, a sua produção só se iniciou no século XIX, quando foi necessário procurar outras culturas que substituíssem a cultura da laranja, que estava em declínio. As primeiras sementes de chá chegaram do Brasil no início do século XIX. Em 1848, já havia chá plantado nas propriedades de várias famílias micaelenses.
No fim do século XIX, já se previa que o chá seria uma importante fonte de riqueza para a ilha, chegando a existir várias fábricas de chá. No entanto, devido a vários acontecimentos no século XX, como os grandes fluxos de emigração e as alterações nas leis laborais estabelecidas, só a Fábrica de Chá Gorreana conseguiu manter uma produção contínua desde 1883.
Visitas
A Fábrica de Chá Gorreana está disponível para ser visitada todos os dias da semana das 9h às 18h, e não é necessário reservar.
Os visitantes têm acesso livre às plantações e podem assistir a todo o processo do chá, desde a colheita até o empacotamento. É possível ver de perto as máquinas onde todo o chá Gorreana, de origem britânica, datadas do século XIX.
Dentro das instalações há uma loja e um café bar.
Trilhos
Existem dois trilhos (PRC28 SMI e TM05) que percorrem as plantações, oferecendo uma experiência única aos amantes da natureza.
Se você aprecia história e cultura do chá, não perca a oportunidade de visitar a Fábrica de Chá Gorreana durante sua estadia na ilha de São Miguel.
E se gostou desta dica, também poderá gostar de conhecer a Fábrica de Cerámica em São Miguel. Saiba mais: https://azoresgps.com/ceramica-vieira/
Foto principal: Ecologic Trail Run Azores
O conteúdo do Blog Azores GPS é de total responsabilidade de seus autores.